Bênção Urbi et Orbi será o primeiro ato público do novo Papa
- 07/05/2025
Entre a fumaça branca e a primeira aparição aos fiéis no balcão da Basílica de São Pedro, há uma série de etapas que será vivenciada pelo novo Papa, logo após ser eleito
Da redação, com Agência Ecclesia

Foto: Agência Ecclesia
A bênção Urbi et Orbi (expressão latina que significa “à cidade [de Roma] e ao mundo”), realizada no balcão central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, será o primeiro ato público previsto para o novo Papa, após o anúncio da sua eleição. Trata-se de uma oração solene que, tradicionalmente, concede indulgência plenária aos fiéis que cumprem as condições necessárias, como confissão e comunhão.
O futuro Papa será eleito pelos cardeais no Conclave, que se inicia nesta quarta-feira, 7, que que pode se prolongar por vários dias. Quando a fumaça branca sair pela chaminé da Capela Sistina, revelando a escolha do sucessor de Francisco, e forem ouvidos o repicar dos sinos que confirma este sinal, o novo Papa irá se apresentar às milhares de pessoas reunidas na Praça São Pedro.
Último ato formal do Conclave
Uma vez ocorrida a eleição, resta ao novo eleito responder a duas perguntas: ’Acceptasne eletionem de te canonice factam in Summum Pontificem?’ (aceitas a tua eleição, canonicamente feita, para Sumo Pontífice?) e ‘Quo nomine vis vocari?’ (Como queres ser chamado?), como o último ato formal do Conclave.
O mestre das cerimônias litúrgicas, Dom Diego Ravelli, é chamado, desempenhando funções de notário, e redige um documento de aceitação; dois cerimoniários entram e servem de testemunhas. Após a escolha do nome, cada cardeal presta sua homenagem e apresenta sua obediência ao novo Papa.
Este documento entrará em vigor imediatamente depois da sua publicação no jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, por determinação de Bento XVI.
Anúncio oficial
O anúncio oficial, em latim, é feito pelo cardeal protodiácono, Dom Dominique Mamberti: ‘Annuntio vobis gaudium magnum; habemus Papam: Emminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum…, Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem…, qui sibi nomen imposuit … (Anuncio-vos uma grande alegria, temos Papa: o eminentíssimo e reverendíssimo senhor,…, cardeal da Santa Igreja Romana…, que escolheu o nome ….)’.
Pouco depois, o próprio Papa, com as vestes pontifícias, aparece no balcão da Basílica do Vaticano, para uma saudação e a bênção. Dias após a eleição é celebrada a solene inauguração do Pontificado, na Praça de São Pedro.
Desde 2013, foi inserida uma novidade: após a eleição, há um momento de oração e o novo Papa vai rezar em privado, na Capela Paulina, do Palácio Apostólico do Vaticano, antes de saudar os presentes na Praça de São Pedro e presidir a bênção ‘urbi et orbi’.
Em 2013, na ocasião da eleição do Papa Francisco, a fumaça branca surgiu às 19h06 (horário de Roma) e o Papa argentino saudou os fiéis no balcão da Basílica de São Pedro às 20h22 (hora local).
O post Bênção Urbi et Orbi será o primeiro ato público do novo Papa apareceu primeiro em Notícias.